Valorizar a experiência dos consumidores é fundamental para qualquer negócio que deseja ser bem visto no mercado. Se o cliente é mal atendido e fica irritado, seja qual for o motivo, ele não vai frequentar aquele lugar novamente e ainda vai fazer publicidade negativa para os amigos.

Por isso, é importante conhecer a qualidade dessa experiência – e fazer isso em bares e restaurantes acaba sendo menos complicado. Afinal de contas, todo mundo frequenta esses estabelecimentos e sabe o que irrita, não é mesmo? O que nem todos os donos de restaurantes conhecem, entretanto, é que eles podem combater esses problemas utilizando a tecnologia – e ainda economizar.

Nesse texto, vamos listar as coisas mais comuns que deixam qualquer cliente irritado (você vai concordar com todas e até pensar em mais), e vamos mostrar como soluções tecnológicas podem ser a alternativa mais viável.

1. Demora no atendimento

Ficar com o braço levantado chamando o garçom deixa qualquer um irritado. Os clientes ficam esperando tempo demais para uma pessoa anotar o pedido, levá-lo para a cozinha e trazê-lo de volta à mesa. E isso também cansa o funcionário. Afinal, se ele está demorando para atender, é porque precisa cobrir muitas mesas ao mesmo tempo e está sobrecarregado.

Alguns bares instalam tablets nas mesas para que os consumidores façam o pedido por ali, mas essa solução pode ser muito cara. Outra possibilidade é utilizar aplicativos como o isyBuy, que funcionam como comanda digital – em que o cliente pede pelo próprio celular. Assim, o garçom não perde tempo indo à mesa somente para anotar o pedido e levar para a cozinha.

2. Cardápio errado

Pedir algo que está no cardápio e ser informado que não está mais disponível, preços errados ou falta de opções. Até mesmo um cardápio velho, difícil de ler, faz seu restaurante perder pontos com os clientes. Uma solução viável economicamente é utilizar cardápios digitais. Assim, você pode atualizá-los a qualquer momento e não precisa gastar para imprimir tudo novamente.

Em aplicativos para fazer pedidos, como o isyBuy, é possível disponibilizar um cardápio com fotos de todos os itens de maneira prática e barata.

3. Pedidos errados

Ver seu prato à mesa com algo que você não pediu também não agrada ninguém, e a situação é ainda pior se a comida demorou para chegar. Isso pode acontecer por diversos motivos: o cliente pode não ter sido claro (ou, simplesmente, esqueceu), o garçom pode não ter ouvido direito ou a cozinha não prestou atenção. O fato é que a pessoa vai ficar irritada porque vai demorar ainda mais para seu pedido ficar pronto. E o estabelecimento desperdiça tempo e dinheiro jogando o prato fora.

A comanda digital do isyBuy, que funciona para agilizar os pedidos, também resolve esse problema. Como é o próprio cliente quem anota o pedido, os erros de produção são quase nulos.

4. Cadê a conta?

A demora para entregar a conta é mais um problema causado por erro na gestão de tarefas. O garçom fica com muitas mesas para atender e pode esquecer de levar a conta, ou o caixa está sobrecarregado. Aplicativos de pedido e pagamento, como o isyBuy, permitem que o cliente pague a conta utilizando o smartphone, e você não precisa gastar tempo fazendo isso.

E não tem como a pessoa fugir de pagar – o cartão dela fica registrado no aplicativo e o pagamento cai automaticamente.

5. Atendimento mau humorado

Às vezes, os funcionários estão em um dia ruim e acabam transparecendo isso para os clientes. Por mais que isso seja um erro humano, entretanto, é possível evitar com o auxílio da tecnologia. Se o consumidor é capaz de pedir e pagar utilizando seu celular, ele não precisa conversar com ninguém. Assim, todos ficam contentes.

6. Fila de espera

Chegar a um bar ou restaurante e não poder sentar à mesa e fazer seu pedido é um péssimo cartão de visitas para os clientes. Às vezes, essa fila é inevitável, mas é importante gerenciar o tempo que os clientes ficam no seu estabelecimento. E isso leva em conta todos os outros itens sobre gestão de tempo nessa lista.

Aplicativos de reserva de mesas, como o Primeira Mesa, permitem que o cliente saiba os horários de reserva disponíveis. Você também pode recorrer ao order ahead: quando o consumidor pede seu prato por um aplicativo e, quando chega ao local, sua refeição já está quase pronta. O isyBuy também possibilita esse sistema.

Como você viu, o isyBuy é um sistema que pode solucionar diversos problemas em seu restaurante – ou melhorar aquilo que já está bom! Ele também funciona como marketplace, ou seja, seu estabelecimento está sempre visível para os clientes.

Clique aqui e veja como é simples e barato utilizar o isyBuy no seu bar, restaurante ou balada!

Gabriel, fundador do isyBuy, apaixonado por boa comida, cerveja e tecnologia. Cansado das filas resolveu criar uma soluçao para trazer agilidade na hora de pedir mais um drink e pagar a “dolorosa"