A tecnologia está dominando todas as áreas comerciais e isso só tende à aumentar.

Quem não acompanha o ritmo dessa nova geração fica para trás e acaba tendo muito prejuízo.

É por isso que o Bob’s, Mc Donalds e o Starbucks investiram em aplicativos “Oder-and-Pay” (Peça e Pague) em suas lojas nos Estados Unidos.

O resultado obtido tem sido tão positivo que já chegou no Brasil. Aqui os pioneiros são o Bob’s, Madero e America.

O America fez sua primeira experiência no início de 2017 lançando aplicativo que permite realizar o pedido diretamente da mesa. O Madero que está lançando uma nova marca, focada no mercado Fast Casual, terá um aplicativo para que seu público controle toda sua atividade na loja:  colocando seu nome, gerenciando os pedidos, listas de esperas, promoções e pagamento. Já o Bob’s foi mais longe, criou lojas com atendimento totalmente digital onde os clientes podem fazer o pedido e o pagamento pelo celular ou pelos totens.

E a promessa é de que até 2020 as melhores redes de restaurantes e Fast-Foods no Brasil e no mundo tenham esta tecnologia implantada.

Confira os benefícios de um aplicativo “Order-and-Pay”:

O CONSUMIDOR MUDOU

Os consumidores de hoje querem tecnologia, a geração millenium, por exemplo, está sempre conectada, buscando praticidade e autonomia, e poder executar desde o pedido até o pagamento na palma da sua mão é uma experiência fantástica e inovadora.

Além disso, eles estão cada vez mais impacientes e sem tempo para ficar em filas ou esperando para serem atendidos.

ORDER PAYMENT

O método é muito simples: a pessoa realiza o pedido por conta própria pelo celular e no final não precisar pegar a carteira, pedir para o garçom trazer a conta ou perder um bom tempo na fila esperando para pagar, é só apertar um botão que já está pago!  

O legal dessa tecnologia é que você pode aplicá-la de diversas maneiras.

O Bob’s, por exemplo, substituiu os atendentes de caixa por totens e aplicativos mobile, dando a liberdade ao seu consumidor.

O Mc Donalds aboliu as filas imensas que muitas vezes espantam seus clientes dando a opção de efetuarem seus pedidos e pagamentos por aplicativo.

RESULTADOS

O Starbucks relatou um aumento de 14% das vendas apenas com os usuários dos aplicativos. Já o Mc Donalds obteve 6%.

E não para por ai, o ticket médio aumentou 20%! Esse aumento aconteceu devido a customizações especiais de pratos e lanches. Os consumidores se sentiam menos pressionados pela fila e pelo atendente e acabaram aderindo a customizações pagas. Outro ponto importante foi que os consumidores passaram a ter acesso a todas as possibilidades de customização pagas que o estabelecimento oferece, e não ficam mais limitados ao básico “super size” que o atendente tinha tempo de oferecer.

EXPERIÊNCIA

Marcello Farrel, Diretor da rede Bob’s, garante que as lojas com a nova tecnologia proporciona uma nova experiência de compra ao consumidor: “Nossos clientes estão buscando cada vez mais conveniência, agilidade e personalização no momento da compra e a nova loja entrega essas três vantagens. Além do totem, o consumidor pode usar também o aplicativo. Nessa opção, ele não precisa nem sair da mesa para realizar o pedido, apenas para buscá-lo”.

Esse tipo de tecnologia além de permitir uma redução de mão de obra, deixa os funcionários livres para criar novas experiências como contar sobre os produtos ou levar os pedidos na mesa, revolucionando o atendimento dos Fast Food.

IMPLANTAÇÃO

O Starbucks já vem dominando essa tecnologia e ainda tem programas de fidelidade em seus aplicativos.

O Bob’s já tem duas lojas, uma em Belo Horizonte e outra no Rio de Janeiro, sendo que uma delas é 100% digital, e irá inaugurar uma em São Paulo até o final deste ano.

Já o Mc Donalds vai implantar em todas as suas 14.000 lojas do EUA até o final de 2017 e trazer para o resto do mundo em 2018.

 

Fontes:
Here is how mobile order-and-pay could lift Starbucks
Starbucks Mobile order ahead usage doubles last year now 8m transactions per month
Starbucks annual meeting
Bob’s inaugura lojas digitais
Bob’s inaugura primeira loja 100% digital
Why Mc Donalds beating its competition to mobile
Mc Donalds aims for mobile ordering milestone with national rollout
Madero nova marca